terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Parlamento Jovem

PARLAMENTO JOVEM – 2009

TRANSPORTE COLETIVO URBANO

PROPOSTA DE DOCUMENTO FINAL


1. Aumento do número de bancos específicos para idosos, e gestantes, e dos assentos para passageiros, a fim de melhorar o conforto e a segurança, sem que haja alteração na tarifa.
2. Colocação de mais bancos diminuindo o tamanho dos corredores dos ônibus para que caiba mais pessoas sentadas e assim dar mais conforto ao passageiro.
3. Colocação de mais ônibus nos horários de pico para evitar a superlotação.
4. Criação de Campanhas que visem conscientizar motoristas sobre o respeito ao transporte de idosos e demais usuários.
5. Criação de vias de embarque obrigatórias nas plataformas, visando a segurança e a organização no momento de embarque de passageiros
6. Entrada do ônibus pela porta de traz e saída pela porta da frente dos ônibus para que o motorista veja quem está descendo, principalmente quando o veículo está lotado. Da forma como está hoje as pessoas ficam inseguras pois muitas vezes os ônibus se movimentam antes que passageiro conclua o desembarque.
7. Humanizar o transporte nos horários de pico com a colocação de mais veículos para evitar a superlotação.
8. Implantação de lixeiras nos coletivos, contribuindo para a conservação da limpeza e higiene, além de promover campanha educativa para não atirar lixo fora dos coletivos.
9. Implantação de Painel eletrônico para o controle do número de passageiros embarcados, também para evitar a superlotação.
10. Implantar horários flexiveis para os bairros Filadélfia, Campos Elíseos e Santa Clara, pois devido ao extenso tempo entre outros coletivo (45 minutos), a maioria dos moradores desses bairros acaba sendo transportada somente pelo Parque Pinheiros/Itamaraty.
11. Implementação do transporte gratuito para os estudantes, promovendo a permanência dos mesmos no Ensino Médio, em parceria com a Superintendência de Ensino. Verificar a possibilidade de uma linha específica para os estudantes dos bairros Santa Clara, Filadélfia, Parque Pinheiros e Itamaraty, até a escola Davi Campista, no horário matutino e noturno, como já ocorre na escola Parque das Nações, zona Sul da cidade.
12. Implementar uma linha para o bairro Itamaraty, pois, devido a expansão de novos loteamentos, o número de usuários aumentou proporcionalmente, ocasionando atrasos nas linhas e insegurança durante o trajeto devido a superlotação.
13. Liberar o uso do passe escolar, para sábado, domingo e feriado. Mais uma vez a justificativa são atividades extra-curriculares, inclusive festas que ocorrem nas escolas.
14. Maior fiscalização por parte da Prefeitura, nos ônibus e principalmente nas vans escolares – pelo DEMUTRAN - para evitar irregularidades e situações que coloquem os passageiros em risco.
15. Mais 20,00 em crédito por mês, no passe de R$ 0,50 para atividades extra-curriculares.
16. Melhoria nos ônibus e cumprimento dos demais tópicos supracitados, sem alteração e aumento na tarifa , uma vez que a concessão do transporte público no município, como determina a lei, estabelece um transporte seguro e de qualidade para todos os seus usuários.
17. Rigor nos horários de saída da garagem e nos terminais de linhas urbanas, evitando atrasos abusivos ou saídas antes do horário previsto, causando prejuízo aos usuários. Aumentar e regularizar o número de ônibus em horários de pico.
18. Ser permitido recarregar o cartão do passe-escolar mais uma vez por mês. No entanto nesta segunda recarga, não teria o direito aos créditos extras.
19. Substituição de parte do combustível dos ônibus da empresa concessionária para o uso de Biodiesel para diminuir a emissão de poluentes.
20. Ter uma linha de ônibus às 6:00 e às 18:00 para a zona rural, para atender ao pessoal que trabalha na cidade, ou utiliza serviços médicos que sempre são pela manhã. (Rápido Campinas)
21. Uso de combustível menos poluente nos coletivos, visando a qualidade do meio ambiente.
22. Uso diário ilimitado do passe escolar e assim acabar com o limite de quatro passes por dia. Em várias oportunidades os alunos participam de atividades extras na escola e para a realização de trabalhos escolares e não podem utilizar o passe-escolar nessas ocasiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário