segunda-feira, 30 de novembro de 2009

As multinacionais e sua forma de capitalizar

Por Francislei Júnio de Oliveira*

Na última sexta feira, dia 27/11, numa aula de Geografia, sob orientação do professor Marcelo Fonseca, tive a oportunidade de assistir ao documentário “The Corporation” (2004).
Fui apresentado a um mundo desconhecido por mim, e por milhões de pessoas: o mundo onde quem manda são as multinacionais e seus acionistas. Confesso que fiquei horrorizado, por ver a tamanha desumanização que admitimos pelo simples prazer de ter um tênis Nike, ou uma camiseta Puma...
Tal documentário, mostra algumas das mais ascendentes empresas em diversos setores, dentre eles, produtos de vestuário, alimentícios, e remédios usados na produção de leite.
The Corporation, também mostra as condições de trabalho que não se compara a escravidão. Em Honduras, por exemplo, os trabalhadores de uma fábrica da Nike, ganhavam cerca de U$0,23 por dia, sendo que gastavam U$2,20 em alimentação.
Além destas condições desumanas, temos também certos tipos de envenenamento dos consumidores através dos alimentos industrializados e de agrotóxicos, complementos alimentares e hormônios que dão aos animais, e secundariamente acabamos ingerindo também.
Vemos claramente nas propagandas e até nos rótulos, que produtos usados na fabricação não possuem efeitos nocivos a saúde, mas estudos e pesquisas apresentados no filme, comprovam que as empresas mentem ou no mínimo omitem a verdade ao consumidor.
Mutações, desenvolvimento sexual precoce e até mesmo o câncer, podem ter suas origens nestes produtos.
Que ponto chegamos; causar doenças sem cura, para obter lucros maiores!
E afinal, o que devemos fazer para não sermos reféns destes bandidos? Será que seremos como peixes e morrer pela boca? É hora de mudar!

*Aluno do 1º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário